Sejam Bem Vindos



Este blog foi um espaço que reservei no intuito de relembrar os grandes sucessos vividos nos anos 80 até meados de 90 e alguns da década de 70. Sabemos que esta época foi marcada por grandes transformações tanto na sociedade como no universo musical. Apesar de infelizmente não ter vivenciado essa época, tenho um gosto aprimorado e sei apreciar a qualidade de uma boa música, o meu foco é resgatar um pouco dessa cultura e trazê-la ao conhecimento da juventude atual.

Estarei priorizando a banda norueguesa A-ha, que além de ter feito um enorme sucesso nos anos 80 e continua fazendo,essa banda possui uma trajetória cultural exemplar que influencia diversas bandas e ainda marca a história de muita gente. Outras bandas e artistas sólos também andaram pintando este quadro dos sucessos inesqueciveis e imortais como: Guns n' Roses, Scorpions, Tears for Fears, Duran Duran, u2, Bon Jove, Bee Gees, Elton John, Cindy Lauper,Information Society ,Led Zeppelin,Culture Club,Aerosmith, Michael Jackson,Europe,Billy Idol,The Police,Alphaville,The Cure,Phio Collins,Rick Astley,Rolling Stones,INXS,Century,Erasure,Sandra Cretu,Celine Dion,Bruce Sprinsteen,Gazebo,Heart... dentre tantos outros, ao qual também estarei prestigiando.

Poderemos também estar abordando outros temas como: Subculturas,política,filmes e demais assuntos que foram tendência das décadas douradas ao qual influenciaram e ainda influenciam de forma direta ou indiretamente na sociedade.

Sejam todos BEM VINDOS ao meu blog, espero que gostem.


24 de set. de 2010

Biografia de "Pål Waaktaar Savoy" Guitarrista do A-ha


 
Paul Waaktaar-Savoy (nascido Pål Waaktaar Gamst) (Magnelrud, Oslo , 6 de setembro de 1961) é um guitarrista norueguês e compositor. É um dos componentes da banda A-ha. Mudou de nome após seu casamento em 21 de dezembro de 1994 com Lauren Savoy.Quando Pål começou fora do a-ha no business musical, ele usava o nome Pål Waaktaar (Waaktaar de sua mãe). Este continuou em todos os albuns do a-ha. Depois dele casar-se com Lauren Savoy, ele começou a usar o nome Paul Waaktaar-Savoy (nem sempre pronunciavam Pål corretamente fora da Noruega). Apartir do primeiro singles do a-ha "Shapes That Go Together", passou a usar Savoy.


Paul tem 1,82m.
Instrumento (s): violão/guitarra e teclado
Influências: Jimi Hendrix, The Doors
Já trabalhou em: uma fábrica e no metrô (no guiché)

Família
Filhos: 1
True August (apelidado de Augie, nascido em 04de agosto de1999)
Irmãos: uma irmã

Casado com: Lauren Savoy, de quem adotou o sobrenome Savoy

Ator: Robert DeNiro
Filme: Rumble Fish (O Selvagem da Motocileta, de Francis Ford Coppola - 1983)
Livros: os do escritor Knut Hamsun
                                                               

É o responsável por obras-primas como "Hunting High and Low", "I've Been Losing You", "Mary Ellen Makes The Moment Count", "There's Never a Forever Thing", "The Sun Always Shines on TV", entre outras belas composições. Além de ser o guitarrista da banda A-ha, Paul também faz parte da banda Savoy, que criou com sua esposa Lauren Savoy no período em que o A-ha havia se desmanchado temporariamente. A banda Savoy, assim como o A-ha, continua na ativa. Paul pretende continuar compondo músicas para Morten Harket, mesmo após o fim da banda,que acontecerá no fim deste ano após a turnê de despedida.

CURIOSIDADE:

     Paul é bastante compenetrado, tímido e calado. Descreve-se como uma pessoa otimista. Vive lendo e escrevendo, e acredita que: "Letras, poemas e filmes que falam muito claramente sobre as coisas acabam não dizendo nada ao coração".

Como eu já havia falado Em paralelo com o a-ha, Paul Waaktaar-Savoy mantém com sua esposa Lauren Savoy e o baterista Frode Unneland a banda Savoy.

Os albúns são estes:

Mary is coming - Lançado em 1996.

 Lackluster me - Lançado em 1997.

 Mountains of time - Lançado em 1999.

   Reasons to stay indoors - Lançado em 2001.

Savoy - Lançado em 2004.

 Savoy Songbook Vol 1 - Lançado em 2007.


                                                                   Paul tem um filho                            
                          
                                      True August Waaktaar-Savoy (04de agosto de1999)
                             
                                                    Paul Waaktaar e Lauren Savoy
Paul, foi uma criança madura para a idade que tinha e um adolescente em meados dos anos 70.Durante esse período também ocorreram alguns problemas com os jovens da cidade, pois muitos estavam se drogando. Paul e Mags tentaram ficar limpos e não se envolver com drogas “Eu e Mags somos muito viciados em música, mas evitamos as drogas”disse Paul.
Paul tinha receio de estudar música, tudo porque era muito tímido. “Eu gaguejava toda vez em que falava algo em outra língua e ficava com as bochechas vermelhas”.
Então Paul prosseguiu estudando ciência e matemática. De acordo com Paul, existe muita matemática e lógica nas músicas. Mas a escola não era a parte mais importante.
“No último ano quando eu cursava o ensino médio, sempre era apelidado de “parasita”, mas nas provas eu geralmente tinha um bom desempenho. Eu vivia música, respirava música, mas meus pais não aceitaram bem a ideia. Tenho uma família simples e hoje sei que eles estão orgulhosos com aquilo que me tornei.”
Quando eu digo que sinto um toque dos Beatles nas canções de Savoy, Paul dá risadas. “Muitas pessoas ouvem o nosso som de maneira diferente. Eu escuto música de vários estilos e carrego um pouco disso comigo pode ser inconsciente ou consciente. Por isso talvez exista um pouco de A-ha e Beatles no som produzido por Savoy.”
-Fama-
Quando a banda ganhou fama com “Take On Me”eles entraram num mundo de estrelas. Existe um número incontável de exemplos do que a fama pode trazer para as pessoas, tudo isso porque faz bem para a alma e para o ego. Três jovens garotos idolatrados e amados. Hotéis, TV, aeroportos, garotas e stress. Isso é muito para três simples almas? “Por mais que tenhamos tido uma experiência parecida com a dos Beatles, gritos histéricos de garotas, aeroportos e hotéis lotados de pessoas a nossa espera. Eu não penso muito sobre isso, mas agora eu penso que eu deveria ter vivido isso um pouco mais. Agora eu me lembro bem, pois houve um período em que eu me senti como se estivesse em um jogo, como se tudo estivesse acontecendo inacreditavelmente rápido, sem nos dar ao menos a chance de digerir os acontecimentos.”
“Eu também penso que tivemos uma aproximação realista com aquilo tudo que estávamos vivendo. Diferentemente de outras bandas que eu conheço, nós não ficamos preocupados em charts, nós fazíamos o nosso trabalho e nós vivenciamos a vida de ídolo, de um modo diferente, por uma outra perspectiva. Nós estávamos trabalhando e realizando um sonho nosso.”
-Sobre Lauren-
“Eu achei em Lauren um refúgio, nós já estávamos juntos antes do A-ha obter sucesso e isso talvez pode ter contribuído de uma forma significativa, foi um factor estabilizante. Posso dizer que os gritos das garotas não me afectavam.”
“Eu acredito no amor”Quando nós começamos a falar sobre sua esposa Lauren, você vê uma chama nos olhos de Paul, que parece permanecer ao longo dos anos e provavelmente nunca terá fim, ele fala dela com certo entusiasmo.
“ Eu acreditava que teria que desistir da música se eu conhecesse alguém, mas isso foi antes de eu conhecer Lauren.” Ela estudava cinema e arte em Londres , eles se conheceram em 1984 antes do A-ha chegar ao auge.
Para Paul Waaktaar , a história foi a realização de um sonho, mas dentro de um sonho existem novos sonhos e dentro de uma história vivem novas histórias. Ainda sim, Paul mantém seus pés no chão. Conversar com ele foi como conversar com um velho amigo.
Ano : 1999

Fontes:   http://www.flogvip.net/ahabest/5333739

Nota Interessante:
A canção do a-ha "Angel" foi composta por Pål para seu casamento com Lauren. (Esta é uma tradição escandinava, onde depois da cerimônia de casamento, o noivo dar um discurso para recebe-la. Em vez de um discurso, Pål presenteou Lauren com esta canção).




Estas são as informações que eu consegui do Paul para vocês, preparei uma homenagem para ele usando uma de suas belissímas composições, espero que gostem.




7 de set. de 2010

Biografia de Morten Harket!!! Vocalista do A-ha

Data de Nascimento: 14 de setembro de 1959

Naturalidade: Kongsberg, Noruega
Altura: 1,82 metros
Olhos: azuis
Cabelo: castanho claro


- Educação: Ensino Fundamental - Heggendal, Ensino Médio - Ginásio Asker
- Matéria Favorita na escola: Biologia (Botânica)
- Emprego anterior: em um hospital psiquiátrico como um auxiliar de enfermagem
- Banda anterior: Souldier Blue ,com seu irmão Haakon Harket
- Influências musicais: Jimi Hendrix, Uriah Heep, Soul, Rhythm & Blues
- Escritor Favorito: Knut Hamsun
- Filme favorito: "Paris, Texas"
- Hobby: Cultivo de orquídeas
- Principal virtude: honestidade 
- Ator Favorito: Christopher Lambert
- Perfume: "Kouros" de Yves St.Laurent



 
Filho de Reidar Harket  (pai)

e Henny Harket (mãe)



  Morten cresceu com seus irmãos              Haakon Harket

kjetil Harket

                                                                        Gunvald Harket

e a irmã                                                             Ingunn Harket


Morten é o segundo, em uma família de 5 irmãos.




Morten não teve uma infância fácil,era constantemente espancado pelos coleguinhas de escola. Ele raramente foi auto-confiante quando jovem, muitas vezes desaparecia, o que assustava sua pobre mãe e tirava seu juízo. Morten se escondia num mundo de fantasias que poderia muitas vezes parecia mais real para ele do que o mundo real como quando se apaixonou por sua professora,ele gostava muito de desenhar também.A auto-confiança de Morten só cresceu quando ele aderiu a União Cristã,onde fez novos amigos.


Obs: Harket tem uma grande necessidade de segurança emocional.










O amor pela música


Após Heggedal (Ensino Fundamental) e Solvent (Ensino Secundário), Morten fez o seu caminho para Asker Gymnasium, uma escola secundária, que prepara os alunos para a universidade. Não havia nada de errado com a sua aptidão natural para a aprendizagem e as notas de Morten eram basicamente boas, mas a sua concentração era ruim e sua cabeça cheia de outras coisas. Então, ele ficou surpreso de certa forma quando recebeu o grau mais elevado no cristianismo. Ele tomou a repentina decisão de começar a estudar no Seminário Teológico. Além de seu real interesse na Bíblia, ele foi atraído pela imagem de "ministro". Ele não teria as vestes do clero, tinha cabelos realmente compridos ... mas depois, houve também o seu interesse em música ...






O amor de Morten pela música começou aos três anos quando ele foi levado para ver uma banda local. Seu temperamento sensível foi imediatamente atraído para a música emocional, e ele começou chorar e rir, e entrou no espírito da música de tal forma, que o líder da banda reparou nele e ele levantou-o sobre seus ombros para conduzir da banda. O menino ficou maravilhado.






O pai de Morten é talentoso musicalmente e teve dificuldades em escolher entre uma carreira como pianista clássico ou médico. Morten teve aulas de piano ainda menino, mas era uma disciplina muito rigorosa para ele. Ele praticava muito pouco e não aprendeu a ler música. Mas ele gostava de compor e improvisar sobre o instrumento para o seu próprio prazer.






Morten ficou no total desconhecimento da música pop, até o verão antes de começar o Ginásio. Em seguida, Jimi Hendrix e Uriah Heep mudoram sua vida.





Harket namorou com a atriz              Buntly Bailey (foto)        Começaram a namorar quando fizeram juntos o vídeo "take on me", o primeiro maior sucesso da banda.
O namoro durou apenas 1 ano.Ela foi uma grande decepção na vida de Morten, trocando ele por Billy Idol.


Oficialmente ele se casou somente uma única vez, com a atriz e modelo sueca 
Camila Malmquist(foto). Eles foram casados por 9 anos e se divorciaram em 1998,esse relacionamento gerou três filhos.
                  Jakob Oscar Martinus Malmquist Harket (14 de maio de 1989)
                    Jonathan Henning Adler Malmquist Harket (30 de dezembro de 1990),

         e Anne Katharina Tomine Malmquist Harket ( 14 de abril de 1993)



Morten namorou ainda com Anne Mette, com quem teve uma filha, Henny Mette Harket em (6 de fevereiro de 2003).


Atualmente ele está namorando com sua assistente Inês Anderson, com quem também teve uma outra filha  Karmen Poppy Andersson Harket (16 de Setembro de 2008). Ambas (foto)


CURIOSIDADES:  


Para aqueles que ainda não sabem, desde sua adolescencia Harket adorava colecionar borboletas e orquídeas cultivadas,são hobbis que ele mantém e foi o que o levou a se formar em botânica.


 O primeiro álbum de rock que Morten ouviu na vida foi de Uriah Heep, aos 16 anos.
Ele tende a esquecer as letras no palco.


Começou a tocar piano aos 4 anos de idade – suas raízes estão firmemente estabelecidas na música clássica.
Morten já teve um crocodilo como animal de estimação

 

POTENCIA VOCAL:


É importante frisar o fato de Morten Harket possuir uma vóz impecável, para muitos invejável e potencialmente perfeita chegando a alcançar 5 oitavas, que já o consagrou como "A melhor vóz do mundo"no ano de 1986,com o álbum Scoundrel Days. Além do que, como se já não fosse o bastanteele também chegou a alcançar "record" em manutenção de vóz, nada menos que 20,2 segundos, nota que ele sustenta na música "Summer Move On".  Confira em um dos shows


Alguns dos Grandes Sucessos do A-ha

Muitas pessoas escultam contantemente essas músicas,e costumam dizer que não conhecem a banda.No intuito de divulgar para as novas gerações a história dessa magnífica banda chamada A-ha. Aqui vai pra vocês algun de seus grandes sucessos. E aos fãs, aproveitem para matar as saudades!!!





6 de set. de 2010

A-ha "Biografia da Banda"


A-ha é uma banda norueguesa de synthpop formada pelo vocalista Morten Harket, o guitarrista Paul Waaktaar-Savoy e o tecladista Magne Furuholmen.


Após formarem o grupo em 1982, saíram da Noruega rumo a Londres com o objetivo de fazer uma carreira no mundo da música. A origem do nome a-ha surgiu após Mags ter lido este termo num caderno de anotações de músicas e outras composições de Paul. O "a-ha" vem da exclamação "aha!!", no sentido de surpresa ou algo novo; Mags sugeriu este nome para a banda, e Paul gostou da idéia, a medida que eles queriam um nome de fácil memorização e que mais se aproximasse do som da língua norueguesa. Depois de pesquisarem dicionários em várias línguas, o grupo descobriu que 'a-ha' era uma forma internacional de expressar reconhecimento, com conotações positivas. Era uma palavra fácil e pouco utilizada.


Os albúns da banda:

Hunting High and Low (28 de outubro de 1985)
Informações do Álbum:


Hunting high and low

Ano: 1985

And You Tell Me

Here I Stand And Face The Rain

I Dream Myself Alive

Living A Boy's Adventure Tale

Love Is Reason

The Blue Sky 
 


Scoundrel Days (6 de outubro de 1986)


Informações do Álbum:


Scoundrel Days

Ano: 1986

Cry Wolf

I've Been Losing You

Manhattan Skyline

Maybe, Maybe

October

Scoundrel Days

Soft Rains of April

The Swing of Things

The Weight of the Wind

We're Looking for The Whales
 
Stay on These Roads (3 de maio de 1988)
 
Informações do Álbum:


Stay On These Roads

Ano: 1990

Hurry Home

Out of Blue Comes Green

Stay On These Roads

The Blood That Moves The Body

The Living Daylights

There's Never a Forever Thing

This Alone Is Love

Touchy!

You'll End up Crying
 
East of the Sun, West of the Moon (22 de outubro de 1990)
Informações do Álbum:


East Of The Sun, West Of The Moon

Ano: 1990

(Seemingly) Nonstop July

Cold River

Crying in the Rain

Early Morning

East of the Sun, West of the Moon

I Call Your Name

Rolling Thunder

Slender Frame

Sycamore Leaves

The Way We Talk

Waiting for Her
 
Memorial Beach (14 de junho de 1993)


Informações do Álbum:


Memorial Beach

Ano: 1993

Angel In The Snow

Between Your Mama And Yourself

Cold As Stone

Dark Is the Night for All

How Sweet It Was

Lamb To The Slaughter

Lie Down In Darkness

Locust

Memorial Beach

Move to Memphis
 
Minor Earth Major Sky (17 de abril de 2000)
 
 
Informações do Álbum:


Minor Earth Major Sky

Ano: 2000

Barely Hanging On

I Wish I Cared

I Won't Forget Her

Little Black Heart

Mary Ellen Makes The Moment Count

Minor Earth Major Sky

Minor Earth Mayor Sky

Summer Moved On

The Company Man

The Sun Never Shone That Day

Thought That It Was You

To Let You Win

Velvet

You'll Never Get Over Me
 
Lifelines (2 de abril de 2002)
 
 
01. Lifelines (4:13)


02. You Wanted More (3:35)

03. Forever Not Yours (4:01)

04. There’s A Reason For It (4:18)

05. Time And Again (5:00)

06. Did Anyone Approach You (4:07)

07. Afternoon High (4:28)

08. Oranges On Appletrees (4:12)

09. A Little Bit (4:08)

10. Less Then Pure (4:10)

11. Turn The Lights Down (4:12)

12. Cannot Hide (3:13)

13. White Canvas (3:24)

14. Dragonfly (3:17)

15. Solace (4:17)
 
Analogue (4 de novembro de 2005)
 
1.Celice


2.Don't Do Me Any Favors

3.Cozy Prisons

4.Analogue

5.Birthright

6.Holy Ground

7.Over The Treetops

8.Halfway Through The Tour

9.A Fine Blue Line

10.Keeper Of The Flame

11.Make It Soon

12.White Dwarf

13.The Summers Of Our Youth
 
Foot of the Mountain (12 de junho de 2009)
 
 
1. The Bandstand


2. Riding the Crest

3. What There Is

4. Foot of the Mountain

5. Real Meaning

6. Shadowside

7. Nothing Is Keeping You Here

8. Mother Nature Goes to Heaven

9. Sunny Mystery

10. Start the Simulator

A-ha lançou recentemente um último single para presentear os fãs,pois como todos sabem eles decidiram encerrar sua brilhante carreira no fim desse ano, com uma turnê que já passou aqui por nosso país, graças a Deus.
Como forma de agradecimento por tudo que o A-ha nos trouxe através de suas músicas, montei um vídeo incluindo um de meus poemas que fiz dedicado a eles, espero que gostem tanto como eu corti fazê-lo