Sejam Bem Vindos



Este blog foi um espaço que reservei no intuito de relembrar os grandes sucessos vividos nos anos 80 até meados de 90 e alguns da década de 70. Sabemos que esta época foi marcada por grandes transformações tanto na sociedade como no universo musical. Apesar de infelizmente não ter vivenciado essa época, tenho um gosto aprimorado e sei apreciar a qualidade de uma boa música, o meu foco é resgatar um pouco dessa cultura e trazê-la ao conhecimento da juventude atual.

Estarei priorizando a banda norueguesa A-ha, que além de ter feito um enorme sucesso nos anos 80 e continua fazendo,essa banda possui uma trajetória cultural exemplar que influencia diversas bandas e ainda marca a história de muita gente. Outras bandas e artistas sólos também andaram pintando este quadro dos sucessos inesqueciveis e imortais como: Guns n' Roses, Scorpions, Tears for Fears, Duran Duran, u2, Bon Jove, Bee Gees, Elton John, Cindy Lauper,Information Society ,Led Zeppelin,Culture Club,Aerosmith, Michael Jackson,Europe,Billy Idol,The Police,Alphaville,The Cure,Phio Collins,Rick Astley,Rolling Stones,INXS,Century,Erasure,Sandra Cretu,Celine Dion,Bruce Sprinsteen,Gazebo,Heart... dentre tantos outros, ao qual também estarei prestigiando.

Poderemos também estar abordando outros temas como: Subculturas,política,filmes e demais assuntos que foram tendência das décadas douradas ao qual influenciaram e ainda influenciam de forma direta ou indiretamente na sociedade.

Sejam todos BEM VINDOS ao meu blog, espero que gostem.


24 de set. de 2010

Biografia de "Pål Waaktaar Savoy" Guitarrista do A-ha


 
Paul Waaktaar-Savoy (nascido Pål Waaktaar Gamst) (Magnelrud, Oslo , 6 de setembro de 1961) é um guitarrista norueguês e compositor. É um dos componentes da banda A-ha. Mudou de nome após seu casamento em 21 de dezembro de 1994 com Lauren Savoy.Quando Pål começou fora do a-ha no business musical, ele usava o nome Pål Waaktaar (Waaktaar de sua mãe). Este continuou em todos os albuns do a-ha. Depois dele casar-se com Lauren Savoy, ele começou a usar o nome Paul Waaktaar-Savoy (nem sempre pronunciavam Pål corretamente fora da Noruega). Apartir do primeiro singles do a-ha "Shapes That Go Together", passou a usar Savoy.


Paul tem 1,82m.
Instrumento (s): violão/guitarra e teclado
Influências: Jimi Hendrix, The Doors
Já trabalhou em: uma fábrica e no metrô (no guiché)

Família
Filhos: 1
True August (apelidado de Augie, nascido em 04de agosto de1999)
Irmãos: uma irmã

Casado com: Lauren Savoy, de quem adotou o sobrenome Savoy

Ator: Robert DeNiro
Filme: Rumble Fish (O Selvagem da Motocileta, de Francis Ford Coppola - 1983)
Livros: os do escritor Knut Hamsun
                                                               

É o responsável por obras-primas como "Hunting High and Low", "I've Been Losing You", "Mary Ellen Makes The Moment Count", "There's Never a Forever Thing", "The Sun Always Shines on TV", entre outras belas composições. Além de ser o guitarrista da banda A-ha, Paul também faz parte da banda Savoy, que criou com sua esposa Lauren Savoy no período em que o A-ha havia se desmanchado temporariamente. A banda Savoy, assim como o A-ha, continua na ativa. Paul pretende continuar compondo músicas para Morten Harket, mesmo após o fim da banda,que acontecerá no fim deste ano após a turnê de despedida.

CURIOSIDADE:

     Paul é bastante compenetrado, tímido e calado. Descreve-se como uma pessoa otimista. Vive lendo e escrevendo, e acredita que: "Letras, poemas e filmes que falam muito claramente sobre as coisas acabam não dizendo nada ao coração".

Como eu já havia falado Em paralelo com o a-ha, Paul Waaktaar-Savoy mantém com sua esposa Lauren Savoy e o baterista Frode Unneland a banda Savoy.

Os albúns são estes:

Mary is coming - Lançado em 1996.

 Lackluster me - Lançado em 1997.

 Mountains of time - Lançado em 1999.

   Reasons to stay indoors - Lançado em 2001.

Savoy - Lançado em 2004.

 Savoy Songbook Vol 1 - Lançado em 2007.


                                                                   Paul tem um filho                            
                          
                                      True August Waaktaar-Savoy (04de agosto de1999)
                             
                                                    Paul Waaktaar e Lauren Savoy
Paul, foi uma criança madura para a idade que tinha e um adolescente em meados dos anos 70.Durante esse período também ocorreram alguns problemas com os jovens da cidade, pois muitos estavam se drogando. Paul e Mags tentaram ficar limpos e não se envolver com drogas “Eu e Mags somos muito viciados em música, mas evitamos as drogas”disse Paul.
Paul tinha receio de estudar música, tudo porque era muito tímido. “Eu gaguejava toda vez em que falava algo em outra língua e ficava com as bochechas vermelhas”.
Então Paul prosseguiu estudando ciência e matemática. De acordo com Paul, existe muita matemática e lógica nas músicas. Mas a escola não era a parte mais importante.
“No último ano quando eu cursava o ensino médio, sempre era apelidado de “parasita”, mas nas provas eu geralmente tinha um bom desempenho. Eu vivia música, respirava música, mas meus pais não aceitaram bem a ideia. Tenho uma família simples e hoje sei que eles estão orgulhosos com aquilo que me tornei.”
Quando eu digo que sinto um toque dos Beatles nas canções de Savoy, Paul dá risadas. “Muitas pessoas ouvem o nosso som de maneira diferente. Eu escuto música de vários estilos e carrego um pouco disso comigo pode ser inconsciente ou consciente. Por isso talvez exista um pouco de A-ha e Beatles no som produzido por Savoy.”
-Fama-
Quando a banda ganhou fama com “Take On Me”eles entraram num mundo de estrelas. Existe um número incontável de exemplos do que a fama pode trazer para as pessoas, tudo isso porque faz bem para a alma e para o ego. Três jovens garotos idolatrados e amados. Hotéis, TV, aeroportos, garotas e stress. Isso é muito para três simples almas? “Por mais que tenhamos tido uma experiência parecida com a dos Beatles, gritos histéricos de garotas, aeroportos e hotéis lotados de pessoas a nossa espera. Eu não penso muito sobre isso, mas agora eu penso que eu deveria ter vivido isso um pouco mais. Agora eu me lembro bem, pois houve um período em que eu me senti como se estivesse em um jogo, como se tudo estivesse acontecendo inacreditavelmente rápido, sem nos dar ao menos a chance de digerir os acontecimentos.”
“Eu também penso que tivemos uma aproximação realista com aquilo tudo que estávamos vivendo. Diferentemente de outras bandas que eu conheço, nós não ficamos preocupados em charts, nós fazíamos o nosso trabalho e nós vivenciamos a vida de ídolo, de um modo diferente, por uma outra perspectiva. Nós estávamos trabalhando e realizando um sonho nosso.”
-Sobre Lauren-
“Eu achei em Lauren um refúgio, nós já estávamos juntos antes do A-ha obter sucesso e isso talvez pode ter contribuído de uma forma significativa, foi um factor estabilizante. Posso dizer que os gritos das garotas não me afectavam.”
“Eu acredito no amor”Quando nós começamos a falar sobre sua esposa Lauren, você vê uma chama nos olhos de Paul, que parece permanecer ao longo dos anos e provavelmente nunca terá fim, ele fala dela com certo entusiasmo.
“ Eu acreditava que teria que desistir da música se eu conhecesse alguém, mas isso foi antes de eu conhecer Lauren.” Ela estudava cinema e arte em Londres , eles se conheceram em 1984 antes do A-ha chegar ao auge.
Para Paul Waaktaar , a história foi a realização de um sonho, mas dentro de um sonho existem novos sonhos e dentro de uma história vivem novas histórias. Ainda sim, Paul mantém seus pés no chão. Conversar com ele foi como conversar com um velho amigo.
Ano : 1999

Fontes:   http://www.flogvip.net/ahabest/5333739

Nota Interessante:
A canção do a-ha "Angel" foi composta por Pål para seu casamento com Lauren. (Esta é uma tradição escandinava, onde depois da cerimônia de casamento, o noivo dar um discurso para recebe-la. Em vez de um discurso, Pål presenteou Lauren com esta canção).




Estas são as informações que eu consegui do Paul para vocês, preparei uma homenagem para ele usando uma de suas belissímas composições, espero que gostem.




4 comentários:

  1. AIIIII EU AMOOOOO O MORTEN HARKET E O MICHAEL JACKSON SOU FÃ COM ORGULHO AMO ELES D++++++++

    ResponderExcluir
  2. Paul sem dúvidas é o cabeça da banda ele é muito talentoso.obrigado Paul

    ResponderExcluir
  3. Paul sem dúvidas é o cabeça da banda ele é muito talentoso.obrigado Paul

    ResponderExcluir
  4. Amo The Blue Sky, me faz sentir saudades de coisas, lembro de coisas que nem sei se ja vivi, deve ser loucura minha

    ResponderExcluir